Estamos numa fase da vida da Universidade da Beira Interior em que se percebe claramente o sentimento da necessidade de mudança.
Primeiro, mudança pela própria UBI, sem esquecer os valores seculares da instituição universitária, mas conferindo-lhe modernidade, dinâmica e solidez pedagógica, científica e administrativa.
Segundo, mudança pelas pessoas que todos os dias trabalham e estudam na Universidade, os seus funcionários, docentes e não docentes, e os seus estudantes. O respeito e a valorização dos professores e funcionários são vitais para a motivação necessária ao desenvolvimento da UBI para patamares de reconhecimento nacional e internacional. Este desenvolvimento proporcionará uma formação de excelência, a todos os níveis, aos seus estudantes, o que tornará a UBI cada vez mais atrativa.
Terceiro, mudança pela responsabilidade de intervenção social, de que a sociedade, as instituições e as empresas serão as principais beneficiárias. A localização geográfica da UBI e a ambição de ser uma universidade do mundo impelem-na para uma maior colaboração com o meio, em todas as vertentes, particularmente na transferência de conhecimento: cultura, ciência e tecnologia.
Nesta perspetiva, considero que o Professor Abel Gomes é a pessoa que reúne as melhores condições para promover com sucesso a mudança que urge fazer na UBI. Associa ao perfil humanista o percurso de dedicação à Instituição, o conhecimento profundo do funcionamento das universidades, nacionais e internacionais, a capacidade de trabalho e de liderança e a visão que lhe permitiu pensar e elaborar o único projeto fundamentado, coerente, robusto e contemporâneo para o desenvolvimento da UBI.
A lista da Iniciativa “A Nossa UBI 2030”, liderada pelo Professor Abel Gomes, é uma lista eclética, constituída por Colegas com diferentes experiências e vivências, sendo, por isso mesmo, a que melhor representa a nossa Universidade, nos seus valores fundamentais e na sua diversidade. Acredito na imaginação, criatividade, cultura, conhecimento e empenho de todos os Colegas da “A nossa UBI 2030”, para fazerem a mudança que se traduza na maior visibilidade e dignidade do futuro Conselho Geral da UBI.
Por tudo isto, contam com o meu apoio e com o meu voto na sua candidatura ao órgão colegial máximo de governo e de decisão estratégica da nossa Universidade.
Covilhã, 12 de novembro de 2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Todos os retratos por João Pedro Silva.